Lisboa é minha; é tua, que a adoptaste; tua, que a levas no coração; tua, que ainda agora aqui chegaste mas que vais recomeçar.
Lisboa é de quem atravessa as passadeiras a correr como se estivesse em Nova Iorque, mas que toma cafés de uma hora com os amigos. De quem não tem medo da nostalgia e sorri quando diz que tem saudades.
De quem não se assusta com o barulho dos aviões e se regozija com o barulho dos elétricos. É de quem fica com pele de galinha quando ouve um fado ao longe, e se emociona quando olha para o Tejo.
De quem tem espírito de marinheiro mesmo que em terra firme. De quem vive entre despedidas, entre trocas e baldrocas da vida, mas que sabe bem onde é o seu porto.
É minha, que me pavoneio como alfacinha de gema, com os meus avós do Castelo e da Mouraria, mas também é tua que escolheste o teu bairro de eleição, e que abanas as ancas ao som das marchas, a torcer para que ganhe o teu favorito.
É de quem comeu muito pão com chouriço e caldo verde nas noitadas, que parava no Galeto para um croissant do regresso a casa, e também de quem hoje excede os quilos da bagagem do avião, carregado de sabores desta terra.
É de quem de tudo se lamenta, de quem vai-se andando, de quem é por isso que o país não vai para a frente, mas que quando tem de o dizer a quem é de fora fica mais orgulhoso e determinado que a Padeira de Aljubarrota.
É minha, que repito as expressões castiças da minha Avó, e é tua que foste ver porque é que é résvés Campo de Ourique para também poder começar a usar.
De quem percebe como afinal é tudo tão pequeno, que sorri quando passa todas as semanas em frente ao banco do primeiro namorico, do café do amor da faculdade, dos desencontros da vida e daquela ponta de arrependimento que não nos deixa.
É tua, que anulas os compromissos sociais com um dia cinzento que te deixa assim meio esquisito, e tua que calcorreias todas as ruas da cidade quando o sol espreita.
Lisboa é de quem sabe que se volta sempre aos sítios onde se foi feliz, porque também sabe que a tristeza pode viver connosco numa vida de felicidade.