Transbordar de saudade

“Desde sempre, a municipalidade de Lisboa colocou assentos públicos (…) dos quais se avista a linha do mar. Muitas são as pessoas que neles se sentam. Em silêncio, olham ao longe. Que estão a fazer? Estão a praticar a Saudade. Tentem imitá-las. É claro que é uma via difícil de percorrer, os efeitos não são imediatos, por vezes é preciso saber esperar mesmo muitos anos. Mas a morte, é sabido, também disso se faz.”

Os Voláteis de Fra Angelico Antonio Tabucchi

Todos as noites olho para o tecto alto por cima de mim. A mancha quase imperceptível alarga-se a cada insónia, expande-se e desenha formas que a minha mente cansada não se atreve a decifrar.

Deve ser assim que se sente a luz intermitente do hall de entrada do prédio, que pisca ininterruptamente com aquele barulho de mosquito contra a luz. Vazia, bloqueada, incapaz.

Os meus pensamentos ecoam como os passos nas escadas do prédio. Os saltos que marcam o ritmo do dia ao embaterem no mármore, ao acariciarem cada degrau, ao serem transparentes. Ao não serem.

Hoje a mancha é tão saliente que me pergunto se não estará uma torneira aberta. Um lava-loiças esquecido pelo telefone que toca, pelas notícias na televisão. Fixo-o tão firmemente que sinto a primeira gota que me escorre pelo rosto. Salgada, quente.

É de certeza uma banheira esquecida. Com sais do mar lá dentro e vagas de sétimas ondas.

Sinto outra gota que me escorre pelo rosto.

Descubro que se pode transbordar de saudade.

By Marta

Este é um espaço onde se cruzam pensamentos, línguas, histórias deste mundo e dos que criamos. Um blog e portefólio pessoal, onde o universo de cada um de nós é atravessado por uma linha transversal de emoções, ideias e sonhos. // // A place where thoughts, languages, real and imaginary stories cross paths. A blog and portfolio where our universes meet though transversal emotions, ideas, and dreams.

Leave a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: